quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Manifesto contra os manifestantes contra o video de 5 minutos da Maitê Proença

Antes do mais quero deixar claro, que nem me lembrava da senhora, não lhe tenho nenhum carinho especial e não é da minha família - nem sequer muito afastada, como é o caso do Futre, por exemplo.

Continuando: Os 5 minutos de video, são 5 minutos perfeitamente normais, em nada depreciativos, racistas, ou quaisquer outro adjectivo dos que andam por aí a circular.

Passo a esmiuçar do que tanto se fala na world wide web portuguesa…

- Ai a Maitê foi a Sintra, e em vez de mostrar tudo o que Sintra tem de bonito, mostra uma placa invertida a gozar ca’ gente…

A meu ver, a Maitê foi a Sintra, fez um pequeno vídeo sobre Portugal de 5m e não só não tinha tempo para mostrar tudo, como nem sabemos a que se dedica o programa, para saber se vale ou não a pena falar da Periquita, do Palácio da Pena, do Castelo dos Mouros, and so on. Ah, e a Maitê mais não fez, do que mostrar uma placa, como todas aquelas que recebemos às centenas nos nossos e-mails com o título “Portugal no seu melhor”. Caramba, tenho um porradão de pessoas na minha mailing list, mesmo armadas em pedantes, que gostam de mostrar quão terceiro mundistas e ignorantes são os portugueses (ou isso, ou têm apenas, como a Maitê, sentido de humor - go figure…)

- Ai a Maitê disse o quê? "Os pasteis de nata não levam natas?" Ai ca’ burra…

Ui que ofensa!! Realmente não entendo como é que um estrangeiro que não sabe confeccionar um doce típico português, faz uma confusão destas?! Eu por exemplo, se me perguntassem o que leva o doce brasileiro Cajuzinho, diria de imediato CAJU. Mas eu devo ser estúpida e racista como a Maitê, pois aquilo só leva amendoim!

- “Ai aquilo não é o mar, é o rio…” Ca’ burra Maitê…

Pois, que burra, que emendou logo a seguir um erro não seu, mas do seu cameramen… E ai que burros os brasileiros que confundem rio com mar mesmo junto à foz...

- Tiveste problemas informáticos num hotel de 5* e não os resolveram nem tinham nada que resolver.

Pois, esta é das melhores, um gajo paga para dormir num hotel de luxo, tem um problema, não o resolvem, mas a culpa é nossa por fazermos piadas com isso. Natural? NOT.
Ela não disse qual o problema informático, isto já para quem diz que o hotel não tem que arranjar computadores, carros ou telefones de clientes, podia perfeitamente ser um problema na internet do hotel; e por fim, ela não disse que se recusava a pagar arranjo algum, só pediu o contacto de alguém que a ajudasse. Ah, e ao contrário do que é dito aí na blogosfera, redes sociais e afins, SIM, é normal um trabalhador dum hotel em Portugal não saber o que é um mouse, é aliás normal não saberem muito sobre muita coisa: falar línguas, trabalhar com impressoras, atender bem os clientes… and so on.

- Cuspiu para a fonte, ai a porca!!!

A mim parece-me uma cuspidela sim... mas, por outro lado, parece-me que a Maitê quer imitar a própria estátua - acto infantil, claro, mas não uma ofensa à grande Nação Portuguesa. Ofensivo é a quantidade de portugueses que escarra para o chão, isso sim é ofensivo - ofensivo e porco!!!

E há mais uns dois ou três comentários tolos e infelizes, que falam sobre o sotaque como ela diz Manuel, a falar do estilo Manuelino, e de como ela diz que está ali o túmulo do Camões, mas ele já lá não está… Ora meus amigos, tenham juízo... Foram 5 minutos de um programa, que nada tinha a ver com Portugal, num video sem nada de extraordinário, e em nada semelhante às críticas que os Gatos Fedorentos e os Contemporâneos fazem todos os dias, por exemplo.

O que aconteceu, foi que dezenas de portugueses aproveitaram este pequeno video, para, como é seu apanágio, fazerem comentários racistas e odiosos, que é algo que gostam quase tanto como de cuspir para o chão.

Mesmo que o vídeo em questão ofendesse alguém, que continuo a defender que não o faz, não se paga ódio com ódio, e expressões contra um povo, neste caso particular, contra os brasileiros - que não irei aqui repetir - merecem vídeos de muito mais que 5 minutos sobre os hábitos dos autores dessas ofensas.

Meus caros, quem tem tectos de vidro não devia atirar pedras aos telhados dos vizinhos.

6 comentários:

Unknown disse...

O meu enorme aplauso ao manifesto!

Larenz disse...

Era mas é manda-la viva para a fogueira!

Hugo Miguel Santos disse...

Bem, visto o vídeo já posso comentar.

Em primeiro lugar, os meus parabéns. Excelente texto, muito bem escrito! Conseguiste desligar o ruído que por aí vai sobre este assunto e analisá-lo sob um olhar igualmente português mas bem mais inteligente! Original, cheio de espírito crítico... Um enorme aplauso, sem dúvida!

Quanto ao conteúdo do vídeo propriamente dito, a única coisa que me "ofende" nele, como engraçadinho que tenho a mania que sou, é o humor de dondoca, fraquinho, muito pouco evoluído e sem timming... Perfeito para salões de chá cheio de mentes desocupadas, desinteressantes e desinteressadas mas que perde um pouco do seu pouco encanto quando levado para outros contextos.

Relativamente aos espíritos da Nação Lusa que tanto se inflamaram com isto... não devem ter mesmo mais nada com que preocupar as suas cabecinhas complexadas. Será que toda a gente que se deu ao trabalho de fazer vídeos e posts e afins levantou sequer o rabo do sofá para ir votar nestas últimas eleições?

bugggs disse...

Os meus obrigadas ;) Fiz por me esmerar...

Qto ao demais, sim sim, ela é parvinha mesmo, não és tu que és engraçadinho. Mas enfim, o importante é destrinçar que entre burrice e ofensas a um povo vai um mundo.

No fundo, compreende-se o resultado final disto tudo, tendências ultra-nacionalistas vêm sempre aliadas a comentários xenófobos.
Por isso, ainda bem que muitos ficaram de cu no sofá, menos votos para o José Pinto Coelho...

Unknown disse...

Provavelmente porque eu sou dos tais que ficou com o cú sentado no sofá nas últimas eleições, como se isso fosse pretexto para ser criticado (suponho que defenda o voto obrigatorio), não concordo em nada com a sua visão do assunto.

A pessoa em questão demonstrou das maiores hipocrisias e dos maiores cinismos a que já assisti, não sei que idade a cara escriba terá, mas eu sou do tempo em que a dita cuja vinha a Portugal para ser Rainha de Carnavais e era recebida em passadeira vermelha.
Não há justificação para o achincalhamento feito por esta Sra. ao nosso País, a minima tentativa de defesa ou branqueamento do que assistimos neste caso, não é admissivel, por isso pare com as teorias de xenofobia ou racismo, porque as mesmas a existirem, têm que ser atribuidas a ela e nunca aos portugueses...
Se há algo que me custa é ver alguém que se percebe ser inteligente, atingido (a) pelo virus da tolerancia e do politicamente correcto.
Maitê Proença fez asneira e ofendeu qulquer português que se preze, o resto é fogo de vista...

Cumprimentos, continue o excelente trabalho, adoro o seu blog.

bugggs disse...

A meu ver, ficar com o cu no sofá não é motivo para ser criticado, porém, e igualmente apenas do meu ponto de vista, já é motivo para deixar de criticar tudo o que diz respeito ao poder governativo, legislativo e executivo, que é decidido nas urnas, e não na sala de estar.

Não defendo o voto obrigatório, actualmente, mas já o defendi. Todavia, como muitas outras lutas, com o passar da idade as ideias mais extremistas tendem a ficar mais moderadas, e há muito que deixei de lutar por quem não quer que eu lute por...

Mas isto nada tem a ver com a discussão, nem uma opinião contrária à minha, neste ponto de vista, é motivo de critica.

Em relação ao "manifesto" tenho pena que a par de me achar uma pessoa inteligente, ache que caio em politicamente correctos. Garanto que nunca o fiz, e, apenas porque nunca se sabe, quase aposto que dificilmente alguma vez o farei.

Não acho a tolerância um virús, mas uma forma de estar e agir para com os outros semelhantes.

Não fiz juízos baseados em falsos moralismos, não fui atrás da defesa dos pobres e oprimidos, dos desgraçadinhos, ou dos emigrantes em particular, para demonstrar algum grau de superioridade, nunca o faria.

Acho que ela fez asneira, mas não me ofendeu, e definitivamente, esse facto não faz de mim menos portuguesa!

Em resumo, achei o video uma "bobagem", uma perfeita parvoíce, algo já bera só para ser caseiro, mais que não seja por a senhora, no mínimo, parecer estar embriagada.

Mas não vi, repito, nenhum comentário xenófobo da parte da tal senhora, e vi o video várias vezes tal o alarido que gerou. Ao invés, li e ouvi muito comentário racista, xenófobo e extremista, de reação ao mesmo. Não para com a tal Maite, que por mim, se se meteu no buraco que dele saia, mas para com todos os brasileiros, residentes ou não em Portugal, por via do tal video.

O “manifesto” não tem intenção de defender a Rainha dos Carnavais, que só por isso - mas isto cá sou eu que gosto pouco dessas coboiadas - já devia ser criticada; mas sim, de reprovar as atitudes menos próprias, que muitos portugueses tiveram após o ver, achincalhando, não só a Maite, mas todo o povo brasileiro, julgando o todo pela parte, algo que por mais que lhe pareça politicamente correcto, eu nunca irei admitir como certo!